Publicado Dec 30, 2022



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Dayro León Quintero López

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo analisa o relacionamento plural entre espaço e cultura, e as formas nas que, desde essa relação, são interrogadas as representações e práticas de crianças. Recorre-se ao conceito de produção do espaço com que se levanta a associação trialética entre o concebido, o apropriado e o praticado que subjaz na construção de cultura na primeira infância, através de atributos espaciais. O desenho metodológico contemplou a etnografia escolar, para explorar o espaço do dizer, o dizer no espaço em Buen Comienzo, programa da Prefeitura de Medellín. Por fim, expõem-se algumas recorrências, descontinuidades e tensões dos atributos do espaço para a construção de cultura na primeira infância.

Keywords

cultura, educación, espacio, infanciasculture, education, space, childhoodcultura, educação, espaço, infâncias

References
Alanen, L., Brooker, L., y Mayall, B. (2015). Childhood with Bourdieu. Palgrave Macmillan London. https://doi.org/10.1057/9781137384744

Alanen, L., y Mayall, B. (2001). Conceptualizing Child-Adult Relations. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203467220

Alcaldía de Medellín. (2011). Criterios de focalización para la atención en el Programa Buen Comienzo. Programa Buen Comienzo, Educación. Alcaldía de Medellín.

Burman, E. (2008). Deconstructing Developmental Psychology. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203946169

Cárdenas, B., y Gómez, C. (2014). La exploración del medio en la educación inicial. MEN.

Cook, D., y Wall, J. (2011). Children and Armed Conflict: Cross Disciplinary Investigations. Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1057/9780230307698

Dávila, P. (2012). Infancia, derechos y educación: ¿historias traumáticas? Educación Siglo XXI, 30(2), 11-24. https://revistas.um.es/educatio/article/view/153661

Delyser, D., Herbert, S., Aitken, S., Grang, M., y McDowell, L. (2012). The Sage Handbook of Qualitative Geography. Sage.

Farrell, A., Lynn, S., y Tisdall, K. (2011). The SAGE Handbook of Early Childhood Research. Sage.

Gadamer, H. (1977). Verdad y método. Sígueme.

Gaitán, L. (2006). La nueva sociología de la infancia. Aportaciones de una mirada distinta. Política y Sociedad, 43(1), 9-26. https://revistas.ucm.es/index.php/POSO/article/view/POSO0606130009A

Goetz, J., y LeCompte, M. (2012). Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. Morata.

Harvey, D. (2013). Ciudades rebeldes: del derecho de la ciudad a la revolución urbana. Akal.

Hendrick, H. (2003). Child Welfare: Historical Dimensions, Contemporary Debate. The Policy Press. https://doi.org/10.46692/9781847425645

Heverner, N., y Rizzini, I. (2002). Globalization and Children: Exploring Potential for Enhancing Opportunities in the Lives of Children and Youth. Kluwer Academic.

Holloway, S., y Valentine, G. (2000). Children`s Geographies: Playing, Living, Learning. Critical Geographies.

Holt, L. (2011). Geographies of Children, Youth and Families. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203863305

Jones, S., Johnos, J., Dávila, D., Pittard, E., Woglom, J., Zhou, X., y otros. (2016). Childhood Geographies and Spatial Justice: Making Sense of Place and Space-Making as Political Acts in Education. American Educational Research Journal, 53(4), 1126-1158. https://doi.org/10.3102/0002831216655221

Kyronlampi, T., y Maatta, K. (2011). Using Children as Research Subjects: How to Interview a Child Aged 5 to 7 Years. Educational Research and Reviews , 6(1), 87-93.

Lefebvre, H. (2000). La production de l’espace. Anthropos.

Llobet, V. (2014). Pensar la infancia desde América Latina: un estado de la cuestión. Clacso.

Lussault, M. (2007). El hombre espacial: la construcción social del espacio humano. Amorrortu.

Massey, D. (2005). For Space. Sage.

Mayall, B. (2013). A History of the Sociology of Childhood. Institute of Education Press.

Pavez, I. (2012). Sociología de la infancia: las niñas y los niños como actores sociales. Revista De Sociología, (27), 81-102. https://doi.org/10.5354/0719-529X.2012.27479

Pinto, M. (2014). Introducción al análisis documental y sus niveles: el análisis de contenido. Síntesis.

Pole, C., y Morrison, M. (2003). Ethnography for Education. Open University.

Prout, A. (2004). The Future of Childhood: Towards the Interdisciplinary Study of Children. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203323113

Qvortrup, J. (2005). Studies in Modern Childhood: Society, agency, culture. Palgrave.

Qvortrup, J., Corsaro, W., y Honig, M. (2009). The Palgrave Handbook of Childhood Studies. Palgrave. https://doi.org/10.1057/9780230274686

Ricoeur, P. (1998). Teoría de la interpretación: discurso y excedente de sentido. Siglo XXI.

Runge, A. (2008). Heterotopías para la infancia: reflexiones a propósito de su desaparición y del final de su educación. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 6(1), 31-53. https://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/264

Soja, E. (1996). Third space: Journey to Los Angeles And Other Real And Imagined Places. Blackwell.

Van Dijk, T. (1978). La ciencia del texto: un enfoque interdisciplinario. Paidós

Whiteman, P., y De Gioia, K. (2012). Children and Childhoods 1: Perspectives, Places, and Practices. Cambridge Scholars.
Como Citar
Quintero López, D. L. (2022). Os atributos do espaço e a construção do contexto cultural na primeira infância. Universitas Humanística, 91. https://doi.org/10.11144/Javeriana.uh91.aecc
Seção
Dossier